Identidade Visual da Marca
Qual a importância de desenvolver uma identidade visual?
A identidade visual é o que gera o primeiro impacto no público.
É por meio dela que seus clientes e prospects (pessoas ou empresas que você acredita que pode se transformar em um cliente) entenderão, ainda que de forma subjetiva, todos os principais valores de uma marca, como a mensagem, a personalidade, o arquétipo e o posicionamento da organização. Por isso, podemos afirmar que uma identidade bem construída é a força e segurança da marca.
Todo o cuidado que temos quando nos arrumamos para uma entrevista, para uma festa é em parte, para causar uma boa primeira impressão não é? A identidade visual da marca é o que causa a primeira impressão. Para você entender melhor essa importância, pense em marcas famosas, como Coca Cola, Apple ou Ford. A maioria das pessoas pode reconhecê-la apenas pela logo e suas cores. Essas empresas não precisam sequer manter seu nome próximo ao design.
E se formos além desses grandes cases mundiais de branding e olharmos para marcas nacionais, com as quais temos maior relação, podemos perceber que boa parte do público alvo consegue saber que aquele comercial de televisão é do Itaú ou do McDonald´s mesmo antes da marca aparecer. A identificação do público com uma identidade visual bem feita e bem trabalhada é forte e espontânea.
Agora, para construir uma identidade visual de sucesso, é preciso ter alguns cuidados além de escolher as cores, letras e formas que mais traduzem seu negócio. É preciso imprimir nela também os diferenciais da empresa, alinhá-la à idéia da segmentação de marketing, construir o branding exige alguns cuidados com a marca em todos os diferentes meios aonde a marca está inserida.
Quais as diferenças entre identidade visual, branding e marca?
Os três elementos podem estar dentro do mesmo espectro, mas diferem muito entre si. Também podem causar certa confusão em alguns gestores e cabe aqui um espaço para ajudar nessa diferenciação.
Identidade visual
É o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e o logo gerado a partir desses elementos.
Marca
Para definir o conceito de marca, podemos partir para duas vertentes. A primeira delas a considera, basicamente, como o logotipo gráfico da empresa. Já partindo para um conceito mais amplo, é possível dizer que a marca é tudo aquilo que representa a empresa.
Partindo desta última idéia, podemos agregar à marca o nome da organização ou produto, a sua missão, valores, sua cultura interna, a maneira como atende seus clientes e, claro, sua identidade visual também.
Branding
Podemos definir o branding como o conjunto de estratégias e elementos da gestão voltados para a consolidação e crescimento da marca. Esses aspectos englobam a postura, personalidade da empresa e a forma como ela quer ser vista por seus clientes.
O objetivo do branding é despertar sensações positivas e direcionadas para atrair o público desejado da empresa. Quando bem trabalhado, faz com que a marca se torne respeitada e bem vista pelas pessoas, de modo que ela seja a primeira coisa que vem a mente da brand-persona quando ela pensa no produto ou solução que sua empresa oferece.
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